"Rosi" Souza Effting é a Primeira Mulher Eleita para Comandar a ACCB

12 dezembro 2012

ROSI, durante a Feagro, solicitou uma máquina de feno ao governador

A Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) tem uma nova comandante. Maria Rosinete Souza Effting, a “Rosi”, foi eleita na noite de sexta-feira, 7 de dezembro, e é a primeira mulher a presidir a entidade em 47 anos de história. Rose, que cria seus animais na Cabanha Guinther, na comunidade de Riacho Alegre, em Braço do Norte, representa a região na diretoria estadual e assume em fevereiro.

Entre as metas de Rosi está a de transformar Braço do Norte na Capital Nacional do Gado Jersey. “Esse é um projeto que está bem encaminhado, através do deputado Ronaldo Benedet. Além disso, durante a Feagro, solicitei, em nome dos criadores, uma máquina de feno ao governador Raimundo Colombo. Na semana passada estivemos em Florianópolis e recebemos boas notícias do secretário da Agricultura, João Rodrigues, e do deputado José Nei Ascari, que está intermediando a máquina”, detalha Rosi.

A partir da eleição, Rosi, que já era bem ativa quando o assunto era ACCB e gado Jersey, tem a missão de fazer mais do que habitualmente fazia. “Após a eleição acordei muito feliz por ser eleita presidente, até porque esse era um dos meus objetivos. Tenho muitos projetos e estando na presidência as coisas devem ficar mais fáceis. Pretendo conseguir mais sócios para a ACCB e tornar os atuais mais atuantes, registrando os seus animais. Assim conseguiremos melhorar o plantel e conseguir um preço melhor para o rebanho, para termos um retorno maior, porque sempre digo que sozinhos não vamos a lugar algum”, completa Rosi.

A eleição aconteceu durante o jantar de confraternização da diretoria no Restaurante Simão e ainda teve a confraternização de fim de ano e a avaliação da Feagro. A noite contou com uma homenagem aos membros da diretoria da feira braçonortense e eleição da diretoria da ACCB regional.

Texto e Foto: Folha do Vale - Braço do Norte/SC

1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey - ExpoLages 2012, Lages/SC

22 outubro 2012

Ingrid Comerica Guinther - Melhor Fêmea

A 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey engrandeceu a maior feira do agronegócio de Santa Catarina

A ExpoLages, realizada entre os dias 16 e 21 de outubro de 2012, e que tradicionalmente tem o julgamento de bovinos, equinos e ovinos, neste ano teve a participação do gado de leite com a realização da 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey. Há 15 anos o evento não contava com uma ala expressiva do setor e, segundo a Senadora Kátia Abreu, presidente da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), que esteve presente no evento, é de grande importância a volta do gado leiteiro para a feira, mostrando mais uma vez que o agricultor está buscando cada vez mais a profissionalização. Para esta edição, participaram 53 animais com representação genética de todo o estado. Braço do Norte teve importante representação, demonstrando mais uma vez sua referência no setor e seu destaque na criação de gado Jersey.

O julgamento ocorreu em sete categorias dividas por idade. A Grande Campeã foi a fêmea Azaléia 320 On Time Do Cruzeiro, do expositor Décio Da Fonseca Ribeiro, de Lages- SC. A Reservada de Grande Campeã foi Mirlea Juno Request Canario Te, de um dos criadores mais antigos e fomentares da raça, Sr. Edesio Oenning, de Braço Do Norte – SC. A 3ª Melhor Fêmea foi Ingrid Comerica Guinther da expositora Maria Rosinete Souza Effting, também de Braço Do Norte – SC.

Para o ano que vem, a ideia é aumentar o número de participantes e inserir a raça Holandesa. “Também queremos organizar leilões”, adianta Humberto Souza, um dos coordenadores do evento. De acordo com o ex-presidente da ACCB, o criador Décio Ribeiro, o grande diferencial do evento foi a qualidade genética do gado e o fato de a feira ser específica para jovens. “Foi uma grande oportunidade de divulgar e apresentar a principal base genética da raça, já que essa pode ser a maior representação estadual da Jersey”, diz Décio.

ExpoMerco 2012 - Chapecó/SC

15 outubro 2012

Rosinete, Vamiré Luiz Sensda e Rosalvo João Bertoli

Mais uma vez a ACCB (Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos) se fez presente na ExpoMerco 2012 para apoiar o desenvolvimento do gado leiteiro e o esforço e trabalho dos associados. Neste evento a Cabanha Guinther não teve participação com seus animais, mas a proprietária, Maria Rosinete Souza Effting, também vice-presidente da ACCB, teve presença em nome do presidente da associação, Celso José Munaretto.

Atuou como jurado de pista o canadense Mr. MIKE WEST, que elogiou muito a qualidade dos 129 representantes da raça Holandesa e os 99 representantes da raça Jersey que lhe foram apresentados para julgamento.

Em relação aos prêmios, mais uma vez a raça Jersey fez a Campeã Suprema com o animal VS 202 Florinda Valentin da Diamantina, dos proprietários Moacir/Victor Sopelsa, sendo a mesma também consagrada Grande Campeã da raça. De mesma propriedade, a Reservada Grande Campeã foi VS 217 Vitoria Recordista da Diamantina. Já o prêmio de Terceira Melhor Jovem foi de Urania 261 Segredo do Cruzeiro, do criador Décio da Fonseca Ribeiro.

Na raça holandesa, os prêmios foram para: Grande Campeã com Analina 593 Frosty, de Gelson Dalla Costa; Reservada Grande Campeã com Clenan Mc 219 Lenox e Terceira Melhor Fêmea com Clenan Menina 848, ambas de propriedade de Cledia Neiland.

Foto: Maria Rosinete Souza Effting (vice-presidente da ACCB e proprietária da Cabanha Guinther); Vamiré Luiz Sens (Superintendente Técnico da ACCB e Fiscal Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento); Rosalvo João Bertoli (Primeiro Tesoureiro ACCB).

1º Curso de Formação de Jurados de Pista Gado Jersey - Braço do Norte/SC

5 outubro 2012

37 inscritos para o curso

Aprendizagem e alta qualidade genética. Esses foram dois fatores que marcaram o 1º Curso de Formação de Jurados de Pista para Gado Leiteiro Jersey, realizado de 01 a 04 de outubro de 2012 no Parque de Exposições Humberto Oenning, em Braço do Norte/SC. O evento foi organizado pela Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil juntamente com a Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB), e sua Regional Sul, com a presença de Vamiré Luiz Sens, superintende da ACCB (representando Maria Giselda Mendonço, superintendente da Associação Brasileira), Valdir Schemoeller, presidente da Regional Sul de Braço do Norte/SC, e Maria Rosinete Souza Effting, vice-presidente da ACCB. O mesmo foi ministrado pelo Dr. Fábio Fogaça, que além de jurado de pista, é especialista em pecuária leiteira. Contou também com a contribuição do senhor Luiz Carlos Gomes (Pestana), técnico agrícola especialista em melhoramento genético.

O curso, aberto a médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas, contou com 37 inscritos provenientes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Ceará. Já os animais foram cedidos pelos criadores locais e supriram, com excelência, a exigência genética necessária para um aprendizado a nível de qualidade leiteira nacional. Segundo Fogaça, a organização, estrutura e a forma como o curso ocorreu foi muito próximo à realidade de julgamentos de pistas de exposições de alto padrão.

1º Curso Formação de Jurado de Pista p/ Gado leiteiro

30 agosto 2012

Associação Catarinense de Criadores de Bovinos - Regional Sul – Braço do Norte - SC

Palestrante: Dr. Fabio Fogaça

Programação:

  • 01/10 – Chegada dos participantes
  • 02/10 – Aula Teórica o dia todo
  • 03/10 – Aula pratica o dia todo
  • 04/10 – Aula pratica pela manhã

Dicas de hospedagens:

  • Hotel Costa Nobre - 48 3658-3121
  • Hotel Rech - 48 3658-2202