O “sítio”, assim carinhosamente chamado por todos, de Bernardo Effting e Maria Rosinete Souza Effting (Rosi), teve início em janeiro de 1994 a partir da aquisição de terras próximas ao local onde Bernardo nasceu. Foi ali, na localidade de Riacho Alegre, no município de Braço do Norte - SC, que tudo teve início.
Desde a construção da casa como de benfeitorias, a propriedade começou a ser estruturada e teve sua base inicial na suinocultura. Este era o principal foco até 2002, onde devido a uma crise de mercado, a criação de suínos foi suspensa para serem dados os primeiros passos para outros projetos, como a criação de gado leiteiro e o confinamento de gado de corte, este perdurando até 2005.
Em 2003, o projeto Cabanha Guinther teve início, com seu nome inspirado no nome do filho mais novo do casal Effting, que na época tinha 8 anos de idade e é o caçula de mais dois filhos, Bernardo e Rafael e uma filha, Pauline. A criação da Cabanha teve como objetivo melhor estruturar os trabalhos que vinham sendo realizados na propriedade.