A 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey engrandeceu a maior feira do agronegócio de Santa Catarina
A ExpoLages, realizada entre os dias 16 e 21 de outubro de 2012, e que tradicionalmente tem o julgamento de bovinos, equinos e ovinos, neste ano teve a participação do gado de leite com a realização da 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey. Há 15 anos o evento não contava com uma ala expressiva do setor e, segundo a Senadora Kátia Abreu, presidente da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), que esteve presente no evento, é de grande importância a volta do gado leiteiro para a feira, mostrando mais uma vez que o agricultor está buscando cada vez mais a profissionalização. Para esta edição, participaram 53 animais com representação genética de todo o estado. Braço do Norte teve importante representação, demonstrando mais uma vez sua referência no setor e seu destaque na criação de gado Jersey.
O julgamento ocorreu em sete categorias dividas por idade. A Grande Campeã foi a fêmea Azaléia 320 On Time Do Cruzeiro, do expositor Décio Da Fonseca Ribeiro, de Lages- SC. A Reservada de Grande Campeã foi Mirlea Juno Request Canario Te, de um dos criadores mais antigos e fomentares da raça, Sr. Edesio Oenning, de Braço Do Norte – SC. A 3ª Melhor Fêmea foi Ingrid Comerica Guinther da expositora Maria Rosinete Souza Effting, também de Braço Do Norte – SC.
Para o ano que vem, a ideia é aumentar o número de participantes e inserir a raça Holandesa. “Também queremos organizar leilões”, adianta Humberto Souza, um dos coordenadores do evento. De acordo com o ex-presidente da ACCB, o criador Décio Ribeiro, o grande diferencial do evento foi a qualidade genética do gado e o fato de a feira ser específica para jovens. “Foi uma grande oportunidade de divulgar e apresentar a principal base genética da raça, já que essa pode ser a maior representação estadual da Jersey”, diz Décio.