Vacas de BN levam títulos de campeãs na Festa do Colono

2 agosto 2013

Entre as diversas atrações da 31ª Festa do Colono, em Itajaí, o julgamento de animais esteve entre os destaques principais durante a comemoração que aconteceu de 25 a 28 de julho. Julgados nas categorias adulta e jovem, a raça Jersey ficou em evidência. Entre eles, dois animais de Braço do Norte  conquistaram o topo: a vaca adulta, de propriedade da presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e criadora do Vale Catarinense da Produção do Gado Jersey, Maria Rosinete Effting de Souza, a “Rosi”, e na categoria vaca jovem, o animal leiloado por Antenor Loch, foram as grandes campeãs. 

De acordo com Rosi, a disputa contou com mais de 100 animais. “Ficamos impressionados com a qualidade apresentada. Isso mostra a força catarinense no gado de leite e principalmente na raça Jersey. Como nas demais edições, levei os meus animais e não imaginava que voltaria para Braço do Norte com o título de grande campeã com a vaca adulta”, comenta Rosi ao citar a vaca considerada a grande campeã da feira, a Fantástica Ressurection Guinther.

Além da grande vencedora da feira, Braço do Norte também conquistou a grande campeã jovem. O animal, do criador da comunidade de Pinheiral, leiloado durante a Feagro, em junho, conquistou o pódio. Atualmente, a vaca está em Blumenau e pertence ao criador Nelson Eduardo Ziehlsdorff. “Isso mostra o potencial dos animais do Vale Catarinense da Produção do Gado Jersey, que é Braço do Norte. Esperamos continuar representando a nossa cidade pelas feiras no país”, antecipa Rosi que também conquistou com a vaca Jayla 95 Minister da Chorista (T.E) o segundo lugar na categoria jovem.

Fonte: Folha